Como escolher um imóvel para idosos?

Reading time: less than 1 minute

Com melhores condições de vida e mais acesso à saúde, a expectativa de vida tem aumentado cada vez mais e, consequentemente, a população idosa também

Durante muito tempo, o mercado imobiliário esteve voltado para o público entre 21 e 50 anos. Mas agora, os tempos são outros, conforme uma pesquisa feita pelo Banco Mundial (Bird), em 2050 metade da população brasileira será composta por idosos. Isso significa impactos em termos de crescimento econômico, saúde, educação, moradia e previdência.

Diante disso, o público acima de 65 anos passou a despertar a atenção do setor imobiliário brasileiro. Espelhando-se em países mais avançados, as construtoras estão se adaptando para atender exclusivamente a terceira idade.

Com as pessoas vivendo mais, naturalmente há um aumento de demandas em serviços agregados à residência. Portanto, as adaptações de moradias, precisam se enquadrar na necessidade de elevadores que caibam macas, portas e banheiros mais largos e com alças, por exemplo.

Pensando nisso e aproveitando que o Dia dos Avós (26 de julho) está se aproximando, separamos algumas dicas para escolher o melhor imóvel para essa faixa etária.

Facilidade de locomoção

Para uma questão de saúde e bem-estar do idoso é importante optar por casas ou apartamentos menores, com cômodos fundamentais para todas as necessidades, que facilitam a limpeza e a locomoção entre todos os ambientes. Uma boa dica são os cômodos integrados, além de facilitarem o acesso, dão uma sensação de amplitude ao ambiente.

Localização

Um apartamento ou casa em boa localização significa maior conforto e tranquilidade. Por isso é importante que o imóvel esteja próximo de Unidades de Saúde, farmácia, centros comerciais, praças e parques, afinal, uma caminhada no parques ao ar livre, é essencial para os idosos praticarem atividade física e fazerem novas amizades.

Segurança

Garantir um ambiente seguro para os idosos é uma das prioridades nessa fase da vida, portanto, ao procurar um novo imóvel, pesquise sobre o sistema de segurança do condomínio ou do bairro. Também é importante verificar se o imóvel possui de travas de segurança em portas e janelas, além de outros recursos que possam tornar a moradia ainda mais segura para o idoso.

Então, gostou das dicas para encontrar o imóvel ideal para idoso e tem interesse em conhecer nossas opções de imóveis? Entre em contato agora mesmo com a Imobiliária Mantovani.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *