O que declarar na venda de imóveis?

Reading time: less than 1 minute

Quem vende um imóvel pode ter de pagar até 15% de Imposto de Renda sobre seu ganho de capital (a diferença o valor de compra e o de venda).

No entanto, há algumas brechas legais que permitem reduzir ou até isentar o pagamento no seu Imposto de Renda.

1 – Baixe o Programa de Apuração de Ganhos de Capital (GCAP)

O GCAP auxilia o preenchimento do IR no caso de venda de bens, como imóveis terrenos e outros. Se você vendeu um imóvel, baixe o programa GCAP2017, preencha as informações e depois importe os dados para o programa do IR 2018. Ao concluir o preenchimento, o programa informa se há importo a pagar ou isenção.

2 – Compre outro imóvel 6 meses após a venda

Quem usa o dinheiro da venda de um imóvel residencial para comprar outro imóvel residencial em até 180 dias, não paga imposto nenhum. Pode ser qualquer valor e essa isenção só pode ser usada uma vez a cada 5 anos.

3 – Único imóvel residencial até R$ 440 mil é isento

Se o valor de venda da casa é de até R$ 440 mil, não paga imposto. Mas precisa sem o único imóvel em seu nome e não pode ter vendido casas ou apartamentos nos últimos cinco anos.

4 – Informe os gastos com ampliações e reformas do imóvel

Todas as despesas com construção, ampliação ou reforma de um imóvel podem ser somados ao seu valor de compra para abater a base de cálculo do imposto. Porém, para ter direito a essa redução, o contribuinte precisa informar, anualmente, as quantias gastas com as benfeitorias no campo “Bens e Direitos” da declaração.

5 – Corretagem pode ser abatida

O valor pago à imobiliária pela corretagem na venda do imóvel pode ser descontado. Guarde o recibo. Se você pagou as despesas com escritura e registro quando comprou o imóvel, esses valores também podem ser lançados no custo de aquisição, desde que você ainda tenha os comprovantes desses gastos. Outras despesas de cartório, IPTU ou taxas de condomínio não podem ser abatidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *