Valor do m² fica mais barato no Brasil

Reading time: less than 1 minute

O mercado imobiliário está aquecido para quem deseja comprar um imóvel

O Índice Properati-Hiperdados (IPH) indica que o valor médio cobrado pelo m² dos imóveis à venda no Brasil registrou queda de 1,1% no mês de abril. Quando contabilizada a inflação (IPCA) de 0,09% em março, o valor do metro quadrado caiu ainda mais, ficando 1,19% abaixo na comparação com o mês anterior. O indicador leva em consideração o valor dos imóveis anunciados no portal de classificados Properati.

Com a queda nos preços do metro quadrado no Brasil, o valor médio pedido pelos proprietários está em R$ 6.121. Na soma dos últimos 12 meses, os preços registrados pelo IPH tiveram uma queda de 5,48%. Em abril de 2017, por exemplo, o valor médio anunciado do metro quadrado era de R$ 6.475.

Entre as cidades que registraram maior retração, destaque negativo para Belo Horizonte, com baixa de 2,07%, e São Paulo, que viu os preços baixarem 1,93%.

Mudanças que ajudam a aquecer o mercado
Se os preços em divulgação ainda registram queda em grandes centros urbanos, a recuperação do mercado imobiliário começa a se materializar com a redução das taxas de juros nos créditos imobiliários. Na Caixa Econômica Federal, por exemplo, as taxas mínimas passaram de 10,25% para 9% ao ano para imóveis adquiridos através do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Já para os imóveis que se enquadram no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), a redução foi de 11,25% para 10% ao ano.

Além disso, o percentual financiado pela Caixa dos imóveis usados subiu de 50% para 70%, o que deve aquecer este mercado em especial. Assim, a expectativa do mercado imobiliário é de aquecimento das vendas e estabilização dos preços em curto prazo, visto que bancos privados estão seguindo a política da Caixa Econômica de redução dos juros, com aumento consistente do crédito concedido para a compra de imóveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *